top of page
Foto do escritorroberto boni cardoso

MENSAGEM 01/2022: OPINIÕES

Boa quarta, na Paz de Cristo!


Gostaria de te convidar a abrir sua Bíblia no Evangelho de João, Capítulo 1, Versículos 12 e 13, ou então leia abaixo o texto mencionado:

“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”.


Eu chamei este texto de “Opiniões” porque considero propício discutir contigo algo muito importante:

- Se eu te mostrasse uma bola simples, de couro, das que são utilizadas em jogos oficiais de futebol e lhe perguntasse o que seria aquele objeto, certamente você me responderia: é uma bola de futebol;

- Se eu te mostrasse uma caixa de fósforos, com fósforos dentro, cheia, e lhe perguntasse o que seria aquele objeto, certamente a resposta seria: é uma caixa de fósforos.


Veja que em nenhuma das hipóteses acima levantadas, você responderia algo diferente do esperado. Isto se dá porque há verdades, fatos e porque não dizer objetos que não aceitam contestação. Contudo, se eu perguntar como usar a bola de futebol, dependendo de quem a use, amador ou profissional, jogador ou “perna de pau”, aí a coisa será diferente, já que, há medida da intimidade humana com a bola, o uso muda. Não podemos comparar um jogador de várzea, de fim de semana, com um jogador profissional como foi o Ronaldinho Gaucho, por exemplo.

Mesmo a caixa de fósforos pode admitir certa variação no uso: como retirar o palito, como segurá-lo ou como riscá-lo na lixa lateral podem variar de pessoa a pessoa e pelo menos mais de uma maneira pode haver na finalidade acender um palito de fósforo.


Eu falei isso tudo para te situar na seguinte questão: não cabem opiniões onde o fato se sobrepõe, pois a verdade é absoluta e se impõe sobre qualquer opinião!

A questão, então, é conseguir diferenciar fatos, verdades absolutas, de falácias ou ditados populares sem base fática, distantes da verdade.

Querem um exemplo? Trago-lhes dois:

“Deus é Pai” e “Todos são filhos de Deus”


Ambos ditados parecem assemelhados e conter verdades, mas ao analisar estes ditados à luz das Sagradas Escrituras, veremos que eles carecem de melhor juízo e explicação.

Primeiro, é muito bom que você queira considerar Deus como Pai. De fato, é um desejo excelente e deve ser buscado e alcançado, mas há condição primária para que este desejo se torne realidade:

Receber a Cristo!


Lembre-se que o texto bíblico do Evangelho de João, Capítulo 1, que destacamos acima diz que “todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”.

Para o fato “Deus é Pai” ser uma realidade para nós, há a necessidade de um outro fato, uma verdade absoluta que não supõe ou sugere opinião, acontecer na nossa vida, receber a Cristo. Mas como fazer isso? Outro texto bíblico, agora uma Carta escrita pelo Apóstolo Paulo aos Romanos, no Capítulo 10, Versículo 9, diz que:

“a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”


Assim, a maneira de receber a Cristo é confessando-o como Senhor e Salvador de sua vida! Esta verdade absoluta conduz a verdade absoluta da filiação de Deus, ou seja, de tornarmo-nos filhos de Deus.

Segundo, e por fim, para o ditado “Todos são filhos de Deus” o primeiro ponto acima nos impõe outro fato:

Nem todos são filhos de Deus!


Somos criaturas de Deus, necessitando crer no nome de Jesus Cristo como sendo este único e suficiente salvador capaz de nos reunir a Deus e conceder a condição de filhos de Deus.

Conforme declara o Apóstolo Pedro e a declaração foi registrada em Atos dos Apóstolos, Capítulo 4, Versículo 12:

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”


Conclusão:

Não se apegue a ditados, busque a verdade! Para este texto, a conclusão é a de que só Jesus Cristo pode nos salvar e nos conceder a condição de filhos de Deus!


Até breve! Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page