top of page
Foto do escritorroberto boni cardoso

MENSAGEM 09/2022: Influenciadores ou Influenciados?

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!.”

Mt 28:18-20



É comum dizermos que Jesus iniciou seu ministério terreno, desde que veio de Maria, aos 30 anos, quando enfim foi batizado por João Batista e após passar pelo Jejum e a tentação no Deserto.

Este ministério, apuramos nas sagradas escrituras, durou cerca de 3 anos, dos quais Jesus se ocupou de treinar e influenciar 12 discípulos mais diretamente, os quais se tornariam seus apóstolos e discipuladores de outros, até que, muitas gerações depois, nós estaríamos aqui.

O sucesso do discipulado de Jesus, podemos declarar, se deve:

1. Ao fato de que Ele é Deus e Senhor da Igreja, o Seu Cabeça;

2. A Sua segurança entre o falar e o fazer, não só parecendo ser, mas sendo quem disse que é;

3. Ao fato de viver o que prega e pregar o que vive, não só por palavras, mas por atos;

4. É claro, ao outro Consolador, que não deixou a igreja órfã quando Jesus subiu aos ares;

5. Mas, também e não menos importante, ao fato de que Jesus é um grande influenciador que não se deixou influenciar pelo mundo ao seu redor, mas sabendo de Sua missão, a cumpriu exatamente como deveria.


Neste século XXI, a igreja, não a de Cristo, a local, pode se orgulhar de ser imune à influência do mundo?

Sendo muito conciso, infelizmente tenho a dizer-vos que não! A igreja local vem sofrendo muito e eu explico a vocês sob dois pontos:

1. Deveríamos seguir influenciando o mundo a, constrangido diante das verdades Bíblica e de Cristo, seguir um padrão mais honesto, mais sincero, mais reto, mais temente a Deus e o que temos visto é uma redução significativa disto dentre aqueles que, apesar de não serem crentes, eram mais moderados, menos perversos, mais honestos, enfim, menos cristãos ou cada vez mais a ideologia e filosofia judaico-cristã está diminuindo seu reflexo mundo afora;

2. Os crentes estão se adaptando muito facilmente aos ditames deste mundo sem Cristo, recuando em sua influência ou pior, sendo influenciados por este mundo e seus costumes, ao ponto dos comichões nos ouvidos e na busca por doutores para si para convalidar práticas pecaminosas ou que não convém a servos de Cristo.


Neste caso, a igreja local está perdendo sua maior identidade ordenada, que é “fazer discípulos em todas as nações” para ser discipulada em todas as partes, se adaptando aqui e ali e abandonando a pureza que o Mestre Jesus ensinou.


Há solução para isso?

O próprio Jesus revelou a João em Apocalipse, o estado em que se encontra a igreja local:

“Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),”

Ap 3:15-17

E concedeu a fórmula de recuperação fórmula para recuperação:

“Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.”

Ap 2:5


Conclusão:

A igreja pode até gostar de saudosismo, mas precisa reagir a seu estado e seguir fazendo discípulos!


Até breve! Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!


Ps:

Nos meus livros “Reflexões Sobre O Deus da Bíblia e Sua Relação com a Humanidade” e “Passos Para a Vida” você encontra mais informação sobre este tema.

Na Aba “Loja” neste blog você encontra o link para adquiri-los.

7 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Suellen Boni
Suellen Boni
Feb 16, 2022

🙏🏼🙌🏼

Like
bottom of page