top of page
Foto do escritorroberto boni cardoso

MENSAGEM 15/2022: Queda Moral

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará.

Mt 24.12


A paz de Cristo!

Outro dia desses, conversando com colegas de trabalho sobre a falência do Estado em garantir a segurança e como isto estaria intimamente ligado a mudanças legais na concepção e implantação de condomínios e loteamentos (frações de terra e lotes, respetivamente), fiz uma declaração que gostaria de compartilhar com vocês nesta manhã de domingo:

“O Estado não faliu. Na verdade ele não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo (precisaria ter um agente para controlar a vida de cada cidadão), mas a moralidade e a ideia do que é justo, honesto, ético e direito, sim! Estes vêm mudando e fazendo aumentar a nossa sensação de insegurança, inclusive!”


Sinal dos Tempos

Não podemos de maneira nenhuma desligar o fato acima narrado da profecia bíblica de Mt 24.12 sobre o amor gelado do mundo de hoje, e nem podemos deixar de constatar que algo está sendo continuamente afastado no mundo: Deus!

As escolas que hoje existem, de acesso público, um dia foram fundadas a partir do ensino religioso. Universidades mundo afora foram fundadas por religiosos. A igreja, e não só ela, Deus se fazia presente em todos os meios e, continuamente Deus tem sido afastado do mundo acadêmico, das instituições públicas, da sociedade e na mesma medida a fé, a moralidade, a justiça, a honestidade, a ética e o direito.

Neste ponto um ateu ou alguém que se declare agnóstico perguntaria: você quer dizer que quem não está ligado a Deus ou a um deus não pode demonstrar tais atributos?

A resposta a esta indagação é ao mesmo templo complexa e simples e, optando pela mais simples eu respondo: quem não está ligado a Deus não pode demonstrar tais atributos de forma veemente! No máximo, pequenos traços que vão cada dia mais se rareando, posto que, neste contínuo afastamento de Deus, o temor diminui e a coragem para fazer o mal aumenta em proporções exponenciais!

Olhe o mundo ao seu redor e responda com sinceridade se o que estamos vislumbrando é mais amor, mais respeito, mais dignidade, mais paz entre as pessoas, enfim, melhor convivência...

Entendamos: há pilares importantes que sustentaram o mundo até aqui e dentre eles, justamente a moral bíblica, do Deus Judaico-Cristão, comunicada nas Sagradas Escrituras e nas tábuas dos corações dos homens (Sl 119.11-12; 2 Co 3.3), este pilar principal que vem ruindo, e que torna cada envolvido nesta desgraça moral da ruptura, a cada um, indesculpável diante de Deus (Rm 1:18-32).

Quando, num passado não muito distante, se discutiu tais assuntos, como no caso, a moralidade e os atributos que estão ligados à justiça e ao direito, o que se viu como tese vencedora era a de que poderíamos viver por nossas próprias pernas sem a dependência de um Deus que nos comunicasse tais atributos e isto claramente se demonstra um erro. E correndo o risco de ser redundante, reafirmo, sem Deus é impossível vivenciar plenamente os efeitos da moralidade. É Deus, desde sempre e para sempre o comunicador das boas virtudes, elas vem dEle!


Conclusão

Quero finalizar este texto lhe propondo algo: não sei se você que está lendo este texto, quando, onde, porque ou como o lerá, nem mesmo se você está debaixo da graça de Deus ou não, por isso, de forma genérica, comum, te peço que permita que Deus opere na sua vida, primeiro um simples entendimento, o de que sem Deus a vida humana é incompleta em todos os sentidos, inclusive neste campo moral que estamos tratando. Não se permita mais viver assim!

Há um louvor que tem como refrão:

Vou correndo pra Deus,

Vou Correndo pra Deus,

Certamente O caminho melhor!


Até breve! Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!


Ps:

Leia meus livros:

“Reflexões Sobre O Deus da Bíblia e Sua Relação com a Humanidade” e

“Passos Para a Vida”.

Na Aba “Loja” neste blog você encontra o link para adquiri-los.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page