“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns.”
1Co 9.22
A paz de Cristo!
Antes de escrever este texto dei uma passada de olho nas outras 24 (vinte e quatro) mensagens que já havia publicado neste blog, porque senti uma sensação de que já poderia ter falado sobre este tema, mas me lembrei que não era esta a questão: o que já havia falado era sobre opiniões. Assim, neste texto, não vou me aprofundar em opiniões, mas em participação dos cristãos em redes sociais ou na Internet.
O texto bíblico de I Coríntios 9.22:
Ouvi este texto hoje na EBD (10/04/2022), que é um texto emblemático de Paulo, muitas vezes mal interpretado por aqueles que consideram que o velho homem precisa aflorar para que o novo homem consiga evangelizar, coisa sem pé nem cabeça que só encontra guarida dentre aqueles que ou não nasceram de novo ou voltaram ao velho vômito.
Contudo, este texto guarda em si muito do que poderíamos chamar de contextualização na pregação do evangelho envolvendo a internet pois:
1. Participar de redes sociais e da internet, de um modo geral, pode ser considerado se expor a vários perigos, posto que é a internet um campo minado para todas as áreas. Exemplo:
a) Oferece-se empregos, mas pode-se perder empregos;
b) Pode-se buscar informações sobre família, mas pode-se perder a família.
2. Participar de redes sociais da mesma maneira que dá a chance de alcance a milhões de pessoas, também dá a chance de milhões de pessoas te convencerem de que a vida delas é melhor que a sua e de que você deve viver como elas e aí, quem queria influenciar pode sair influenciado.
3. A vida de todos que participam é exposta, independente dos filtros que você imponha sobre sua imagem e perfil.
Nestes casos, dois grandes perigos há em os cristãos se aproximarem da internet: o de ser cooptado pelo tipo de vida que gostaria de livrar outras pessoas e o de afastar aqueles que desejava trazer para comunhão com Deus, seja pelo mau testemunho, seja pela inoperância ou incapacidade de influenciar em um mundo que cada vez mais está dividido entre influenciadores e influenciados.
Estes dois perigos põem em risco o Ide em sua vida? O que você acha?
Assim como em toda forma de comunicação, a Internet e as redes sociais são uma grande porta de acesso a evangelismo de massa, mas elas, especificamente, permitem o evangelismo pessoal, ou um a um, já que você tem a possibilidade de falar com pessoas no privado, reservadamente. Mas também podem ser uma grande fonte de desinformação e desagregação, já que escândalos são mais eficientes em um mundo que jaz no maligno do que boas obras e notícias. O que fazer então? Vamos para as conclusões...
Conclusão
1. Cuidado com o que posta ou faz na rede social e Internet! Por mais que o mundo te convide a estar lá, ele te odeia e não vai te poupar em um deslize. Certamente a frase: “Olha, fulano não é crente? Como pode postar uma foto assim? Como pode dizer isso...?”.
2. Redes sociais e Internet de crente pode ser usada para o bem, no sentido estrito e amplo da palavra bem, mas nunca para o mal, pois, neste caso, não é só o mundo que cobrará de nós, mas a pedra de moinho que é remédio de escândalo, também!
3. Todos temos o direito a entretenimento, mas eles só podem ser isso em nossa vida: entretenimento! Caso tenha se tornado motivo de pecado, de escárnio ao que é sagrado ou idolatria, fuja da aparência do mal.
4. Internet e redes sociais são boas ferramentas de evangelização, mas não de doutrina. A doutrina deve ficar restrita aos membros de cada igreja (posto que são muitas igrejas e há divergências doutrinárias) e serem ofertadas no seio da igreja.
5. Não estamos buscando elevação entre os que nada ou pouco sabem, portanto, para que buscar ter razão nestes ambientes? Discussões frívolas e sem sentido não ajudam a Igreja de Cristo, o Reino de Deus e muito menos a alguém se integrar a fé.
6. Use textos do tipo “leite” em lugares onde haja público heterogêneo, como na Internet e Redes Sociais.
7. Pregue a Salvação!
Pense nisso!
Até breve! Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!
Ps:
Leia meus livros:
“Reflexões Sobre O Deus da Bíblia e Sua Relação com a Humanidade” e
“Passos Para a Vida”.
Na Aba “Loja” neste blog você encontra o link para adquiri-los.
Se inscreva no Curso de Teologia neste mesmo site, na Aba “Cursos de Teologia”.
Acesse também o Canal do Youtube SB Cursos Livres TV:
Vídeos novos toda terça e sexta!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼