top of page
Foto do escritorroberto boni cardoso

MENSAGEM 43/2022: O Fruto do Espírito VIII/X: Fé

"Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

Gl 5.22

A Paz de Cristo!

Neste texto, oitava parte da sequência Fruto do Espírito, vamos tratar da Fé em Cristo. Boa Leitura!


O que é fé?

Por força da inclinação secular ao tradicionalismo católico, a fé é apresentada (ou era, já que hoje até mesmo a ‘fé católica’ é combatida pelo progressismo, muito embora em certa medida tenha aderido a este), desde muito cedo de forma diferente das Sagradas Escrituras.

Para o catolicismo, pelo que percebemos de seus atos abertos ao grande público, a fé é demonstrada via de regra pela adoração (ou veneração, como dizem) a imagens de escultura e atos de sacrifício comumente chamado de promessas, que são votos a determinado ‘santo’ que lhes traria determinada ‘graça’ ou favor, que seria considerado milagre.

Contudo, ao olharmos para as Sagradas Escrituras, nos deparamos com uma definição para fé que afasta nesta visão comum:

“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, na certeza de coisas que não se veem.” (Hebreus 11.1)


Portanto, de acordo com a revelação bíblica, a fé não guarda relação com o olhar ou com o tato, mas sim com a esperança e com a crença no invisível como existente. Para exemplificar isto, o apóstolo Paulo nos lembra que hoje permanecem a fé, a esperança e o amor, mas a fé, assim como a esperança, como atributos, perderão sua eficácia quando conhecermos como somos conhecidos, obviamente se referindo a vida celeste com Deus.

Neste caso, e só para não deixar pontas soltas:

1. Infelizmente tenho a dizer que todos que não compreendem a fé de modo a convergir com Hebreus 11.1 estarão em maus lençóis. O próprio apóstolo Paulo nos relata algo terrível sobre o engano em relação a fé:

“Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?” (1Co 10.19-22)


2. A fé precisa ser dividida entre: crença natural, fé salvífica e a fé como fruto do Espírito, o que trataremos mais adiante. Para saber mais, leia os meus livros, indicados no final deste texto.


Por outro lado, em meu livro Reflexões Sobre o Deus da Bíblia e Sua Relação com a Humanidade, me referi algumas vezes sobre o nascedouro da fé:

Desde a mais tenra idade, em todos os tempos, o ser humano olha para o alto, em direção ao céu, e se pergunta se existe algo além dele mesmo, vivo, fora da terra.” (pág. 11)

É significativo que a sociedade humana, em qualquer era, sempre se questiona sobre a existência de Deus ou de deuses. Ignorando a ciência evolucionista, partimos com uma certeza inicial de que alguém nos fez porque as coisas que nos cercam devem ter sido feitas por alguém e não conseguimos, em princípio, crer que algo possa vir a existir do ‘nada’.” (pág.17)

A fé no invisível não tem ligação somente com a natureza física humana, pois apesar do fato de que “a fé é pelo ouvir...” (Rm 10:17 - JFAC), sendo o ouvir um dos cinco sentidos, “...os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade,...” (Jo 4:23 – JFAC) e o Espírito Santo é quem convence ao ser humano do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:7-11 – JFAC) e, na ausência daquele que é Espírito, certamente não migraríamos nossa crença ao plano espiritual ou, quando muito, admitiríamos uma corrupção deste. Portanto, certamente, como demonstrado aqui, o mundo espiritual influenciou a humanidade ao conhecimento de sua existência.” (pág.19).


Dividindo o Fruto em Partes: Parte VII – Fé:

Não é tarefa tão simples diferenciar a fé a partir do Fruto do Espírito! Como relatei acima, a fé pode ser entendida como crença natural, fé para salvação (salvífica) e também, acrescento, um dom do Espírito que pode ser adicionado ao crente como revestimento de poder advindo do Batismo com o Espírito Santo (não confundir com o batismo nas águas, que nos lega a presença do Espírito Santo, que passa a morar em nós). Contudo, a característica fé do Fruto do Espírito, assemelhada as demais características outorgadas a nós na criação, no Éden, seguiu mesmo caminho que as demais, com relação a queda. Precisamos entender que a queda nos aliou a carne, afastando do espírito e como dito no novo testamento, a carne milita contra o espírito. Isto é um processo progressivo... Quanto mais o tempo passa mais a sociedade humana se alia a carne e contraria os desígnios de Deus. Some-se a isto o fato de que os seres humanos, na porção carnal, encontram a morte de forma breve potencialmente sem reconhecer ou sendo enganado quanto a eternidade e, encontrando a morte física sem se reconciliar com Deus, viverão eternamente afastados dEle.

Assim, é natural que o fragmento de fé que reside no homem, por si só não seja suficiente, necessitando de que seja despertado pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17) e pelo convencimento do próprio Espírito de Deus (Jo 16.7-11).

Abrindo pequeno PARENTESES, importante dizer que o Espírito comunicou a Palavra, convence, move os crentes, consola, ensina a Palavra, intercede por nós, reveste de Poder... Glória a Deus!



Quem tem vivido sem fé, ao bem da verdade não tem vivido... No máximo sobrevive no mundo da carne e vegetando, no mundo espiritual. Por outro lado, aqueles que estão enganados quanto a fé precisam aceitar o alerta de que não podem continuar numa rota que lhes será fatal.

Concluindo: A fé em Cristo é fundamental para que quem a tem acesse a salvação em Cristo, que descortinará sobre este a habitação do Espírito Santo, remontando o fruto do Espírito, e com ele, a fé.

As próximas mensagens tratarão das demais partes deste fruto.

Até breve! Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!


Ps:

Leia meus livros:

“Reflexões Sobre O Deus da Bíblia e Sua Relação com a Humanidade” e

“Passos Para a Vida”.

Na Aba “Loja” neste blog você encontra o link para adquiri-los.

https://robertobonicardoso.wixsite.com/sbcursoslivres/como-e-onde-comprar


Se inscreva no Curso de Teologia neste mesmo site, na Aba “Cursos de Teologia”.

https://robertobonicardoso.wixsite.com/sbcursoslivres


Acesse também o Canal do Youtube SB Cursos Livres TV:

https://www.youtube.com/channel/UCL-XI3U1IL8NQGvXnL-mRpA

Vídeos novos toda terça e sexta!

Deus abençoe a todos!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page