"Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."
Gl 5.22
A Paz de Cristo!
Neste texto, décima e última parte desta sequência do Fruto do Espírito, vamos tratar da temperança em Cristo. Boa Leitura!
O que é Temperança?
As pessoas que precisam fazer dieta restritiva lhes diriam que a vida é meio sem graça pela falta do sal, da gordura e do açúcar, mas a sobrevivência é mais importante que o abuso a estes alimentos. Para dar sabor a alimentos sem gordura, sem sal ou sem açúcar, temperos, alimentos correspondentes e substitutos químicos são utilizados para gerar a imitação de sabor e tornar mais palatável os alimentos. Também, na mesma esteira, qualquer alimento, salgado ou doce, precisa ser temperado para que o sabor seja realçado na forma do que normalmente, considerando a cultura de quem o prepara ou da proposta que se deseja obter. Assim, café é quente e doce, pode ser morno, amargo e forte, morno, doce e fraco, e sabe-se lá quantas outras variações admita... Até gelado e com sorvete o café é consumido. Mas até hoje não ouvi falar de café temperado com sal. Já vi com manteiga, remédio caseiro contra gripe... Mas nunca vi temperar café com sal.
Esquecendo os alimentos e passando a falar sobre o nosso tema com mais evidência, a Temperança segue na mesma esteira do domínio próprio, considerando a sanguinidade. Aliás, falando delas como prometido no texto anterior, conforme o site https://www.voitto.com.br/blog/artigo/temperamentos, consultado em 17/06/2022 às 19:47h:
a) Sanguíneo: “A pessoa que tem o temperamento sanguíneo é caracterizada por ser mais extrovertida e otimista. São pessoas alegres, esperançosas, calorosas, amáveis e simpáticas. De modo geral são explosivas, instáveis emocionalmente, impulsivas e até egoístas. Sabe aquele seu amigo que tem uma certa dificuldade de ficar quieto? Que está sempre fazendo uma piada ou que te interrompe sempre que você está falando? Então, essas são características de um sanguíneo.”;
b) Colérico: “Pessoas com temperamento colérico são mais explosivas e agressivas do que as demais. São pessoas dominadoras, ambiciosas, determinadas, impulsivas, comandam e lideram e são bons planejadores. Em algumas situações são intolerantes, egocêntricos e impacientes.”;
c) Melancólico: “O temperamento mais profundo é o melancólico. Os melancólicos são sensíveis em suas emoções, são pessoas detalhistas, que gostam de ficar mais quietinhas. Possuem dificuldade de expor as suas emoções e sentimentos, são fiéis e desconfiados. São pessoas leais, sensíveis e dedicadas.”;
d) Fleumático: “Sabe aquela pessoa que faz de tudo para evitar um conflito? Então, essa é uma das características de um fleumático. São pessoas dóceis, pacíficas, sonhadoras, positivas e disciplinadas. Geralmente essas pessoas são confiáveis e equilibradas.”.
Dois pontos a considerar:
1. Há possibilidade de pessoas demonstrarem mais de um destes comportamentos ou a mistura deles? Acredito que sim, isto pode ser bom, mas...
2. A demonstração de mais de um comportamento também pode indicar problemas ou distúrbios de personalidade e até patologias.
Assim, bom seria que todos nós alcançássemos a inteligência emocional e o controle de nossas personalidades.
Dividindo o Fruto em Partes: Parte IX – Temperança:
Como na mansidão, a temperança, considerada a personalidade de cada um e a ação do Espírito de Deus, é fator fundamental na relação com as pessoas que nos cercam e a estímulos vindos delas e do ambiente. Primeiro, por causa dos fragmentos de temperança, advindos da criação e rebaixados pelo pecado, temos um comportamento e temperamento que ou é impreciso, indo para mais, para menos ou inerte, não responde na devida reação necessária.
A ação do Espírito, aqui, é dar aquele controle que a mão trêmula não tem, ou que o desconhecimento ou ignorância impedem, dar uma resposta devida ao estímulo.
Aqui há ajuda contra sarcasmo, ironia e até agressão! Imagine:
O aluno pergunta pela primeira vez: “Professor, quanto é 1+1?”;
O professor responde: “2!”.
Na décima vez: “Professor, quanto é 1+1?”;
O professor responde... pense aí!
Temperança
Aplicar temperança à vida pode não ser tão simples, dado fato de que por vezes a natureza humana nos empurra à agir destemperadamente. Mas lembremos que o objetivo final é manter a harmonia, a paz, o bom trato e o bom relacionamento, ou seja, comunhão horizontal!
Concluindo: A reposta temperada é a única possível advinda de crentes que buscam permanecer na presença do Senhor. O inimigo sabe que o destempero pode estragar nosso dia, nossa vida, e por isso propõe diuturnamente situações para nos retirar da graça! Não caia no laço do passarinheiro maligno!
As próximas mensagens tratarão das demais partes deste fruto.
Até breve! Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!
Ps:
Leia meus livros:
“Reflexões Sobre O Deus da Bíblia e Sua Relação com a Humanidade” e
“Passos Para a Vida”.
Na Aba “Loja” neste blog você encontra o link para adquiri-los.
https://robertobonicardoso.wixsite.com/sbcursoslivres/como-e-onde-comprar
Se inscreva no Curso de Teologia neste mesmo site, na Aba “Cursos de Teologia”.
https://robertobonicardoso.wixsite.com/sbcursoslivres
Acesse também o Canal do Youtube SB Cursos Livres TV:
https://www.youtube.com/channel/UCL-XI3U1IL8NQGvXnL-mRpA
Vídeos novos toda terça e sexta!
Deus abençoe a todos!
Comments