"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio d esta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.”
2 Tm 2.1-5
A Paz de Cristo!
Como vai você, prezado leitor? Você se enxerga em uma guerra?
Para aqueles que estão há algum tempo na fé, já foram, com certeza impactados com louvores que chamados “corinhos de fogo” traziam chamamentos a guerra:
“Deus de vitória, Deus de poder, nunca perde uma batalha, nunca vai perder!”
“Este é o tempo de guerra, estamos em tempo de guerra, guerra que Cristo nosso general, guerra que Cristo nosso general, venceu o exército inimigo por nós!”
“O nosso General é Cristo, seguimos os seu passos, nenhum inimigo nos resistirá!”
“Vem com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó, vem com Josué lutar em Jericó, e as muralhas ruirão”.
Saudade boa, né?
Mas, voltando à pergunta, você, prezado irmão, se enxerga em uma luta, batalha, guerra?
Como visto no texto de 2 Tm 2.1-5, a alegoria da guerra é usada em muitos textos das sagradas escrituras, assim como descrição literal delas, as que ocorreram nos tempos bíblicos e sim, as guerras precisam ser enxergadas tanto em seus aspectos literais como figurados. Contudo, elas também precisam ser enxergadas como ocorrentes nos universos físico e espiritual e, digamos de passagem, mais importa para os crentes as espirituais que as materiais, as físicas!
Por que nos importam mais as guerras espirituais que as físicas?
Esta resposta se divide em duas:
a) Guerras espirituais são onde iniciam as guerras físicas. Não importa se entre nações ou entre duas pessoas, nada em absoluto começa no mundo físico se antes não foi aventado no mundo espiritual:
“porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Ef 6.12
b) Guerras espirituais são travadas onde nossos reais inimigos lutam:
“E disse: Sabes porque eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Mas eu te declararei o que está escrito na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe.” Dn 10.20-21
Não estou ignorando as guerras que acontecem à nossa vista, no universo físico, como o tráfico de drogas, ou como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia (2022)! Mas estou afirmando categoricamente que todas são travadas no universo espiritual e o que vemos no universo físico são o desdobramento delas.
O Tráfico de Drogas, por exemplo, só existe porque mentes e corações estão corrompidos pelo amor ao dinheiro, pelo desejo de fuga da realidade, pelo pouco valor dado a vida de cada um, vendedor e usuário, o que leva a perda de vidas, e este mal terrível precisa ser combatido pela polícia e pela justiça, o que também, invariavelmente, leva a perda de vidas. Infelizmente, na sociedade existem aqueles que dizem que se as drogas fossem liberadas haveria o fim desta guerra... Ledo engano! Não só a guerra persistiria, posto que quem hoje vive na ilegalidade não passaria a viver na legalidade somente pela legalização das drogas, como ainda vidas seriam destruídas pelo uso das drogas.
Diante do conhecimento do fato de que as guerras são travadas primeiramente no mundo espiritual, o que devemos fazer?
Escolher um lado e aprender a guerrear! Não há outro jeito! Considere o seguinte: se há uma guerra acontecendo no mundo espiritual, e eu acrescento, o prêmio disputado são as almas, nossas ações não podem e nem devem ficar restritas ao mundo físico, uma vez que mesmo a arma mais potente já desenvolvida pela humanidade não tem qualquer efeito contra seres espirituais.
Encerro aqui este texto, já informando que outras partes deste tema, Guerra, virão nas próximas publicações, sendo que a próxima tratará sobre “Escolher o Lado”.
Concluindo: Estamos em Guerra, Guerra Espiritual!
Até breve! Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!
Ps:
Leia meus livros:
“Reflexões Sobre O Deus da Bíblia e Sua Relação com a Humanidade” e
“Passos Para a Vida”.
Na Aba “Loja” neste blog você encontra o link para adquiri-los.
https://robertobonicardoso.wixsite.com/sbcursoslivres/como-e-onde-comprar
Se inscreva no Curso de Teologia neste mesmo site, na Aba “Cursos de Teologia”.
https://robertobonicardoso.wixsite.com/sbcursoslivres
Acesse também o Canal do Youtube SB Cursos Livres TV:
https://www.youtube.com/channel/UCL-XI3U1IL8NQGvXnL-mRpA
Vídeos novos toda terça e sexta!
Deus abençoe a todos!
Comments