"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.”
Hb 4.12-13
A Paz de Cristo!
Inicio esta publicação pedindo perdão... Estou atrasado uma semana! Comprometi-me publicar todo domingo e no domingo passado 28 de agosto, não publiquei.
De fato, me fixando no tema desta mensagem, tive um sonho esta madrugada muito próximo do texto do verso 13, acima. Por mais constrangedor que possa parecer a expressão “todas as coisas estão nuas e patentes”, esta deve-nos conceder o entendimento de que de maneira nenhuma podemos nos esconder aos olhos de Deus e, sendo assim, por que tentar?
Já que não podemos nos esconder de Deus, como tentou Adão, sem sucesso, e já que queremos ter uma vida ligada a Deus e a Sua Vontade, me parece mais prático que busquemos entender a natureza de Deus e nossa própria natureza a fim de que as tornemos próximas uma da outra e possamos assim nos achegar ao Deus Todo-Poderoso e a Bíblia nos ajuda nisto!
Vejamos, por exemplo, no verso 12, acima. Nele, podemos ler que temos uma tríplice fronteira, a da alma, a do corpo e a do espírito e que quem enxerga bem estas delimitações, bem como discerne os pensamentos e intenções do coração é a Bíblia Sagrada! Curiosamente, a discussão da constituição humana não é nova. Varia, inclusive, de acordo com o que se acredita ou não, sobretudo quanto a existência de algo posterior a esta vida. Por exemplo, como nós cremos na Bíblia Sagrada Cristã, composta de Antigo e Novo Testamento:
1. Cremos que é licito viver uma única vez: Hb 9.27;
2. Cremos que o corpo volta ao pó e o espírito a Deus: Ec 12.7;
3. Cremos que teremos de tratar da vida que tivemos: Hb 4.13, Ec 12.14;
4. Cremos na bendita esperança: Ap 21.1-6
Mas, é claro, somente aos que creem... Quem não crê, respeitamos, divergem, têm visão diferente, uns acham que morrem e não haverá outra coisa além da morte, outros creem que viveram e viverão de novo aqui como uma nova pessoa ou com um animal, vegetal e até mineral... enfim, cada um dentro de sua crença.
Voltando a nossa constituição tríplice, também deve ser tríplice aquilo que nos move. Paulo, o Apóstolo, nos lembra de que agora permanecem a fé, a esperança e o amor, sendo o maior destes, o amor (1 Co 13.13), onde chegamos quando encontramos a testificação dos que testificam na terra, “...o Espírito, e a água, e o sangue...”, testificando num (I Jo 5.8), sendo ligados no céu por quem lá testifica, “... o Pai, a Palavra e o Espírito Santo...”, sendo estes três um. (I Jo 5.7).
Conclusão: como nos antigos aparelhos de som, somos três em um! Esta trindade só é discernida pela Palavra, aqui na Terra, e pelo Deus na e da Palavra, que está no Céu! Creiamos em Deus, tenhamos profunda ligação com Ele e vivamos segundo sua ordem. Os dias são maus, mas há bendita esperança!
Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!
Ps:
Leia meus livros:
“Reflexões Sobre O Deus da Bíblia e Sua Relação com a Humanidade”
Adquira na Amazon:
E-book / Capa Comum
https://a.co/d/40oX5ns
Capa Dura:
https://a.co/d/bKkKObP
“Passos Para a Vida”:
Adquira na Amazon:
E-book / Capa Comum:
https://a.co/d/fBL5cde
Capa Dura:
https://a.co/d/hqbXlqX
Se inscreva no Curso de Teologia neste mesmo site, na Aba “Cursos de Teologia”.
https://robertobonicardoso.wixsite.com/sbcursoslivres
Acesse também o Canal do Youtube SB Cursos Livres TV:
https://www.youtube.com/channel/UCL-XI3U1IL8NQGvXnL-mRpA
Vídeos novos toda terça!
Deus abençoe a todos!
Comentarios