A compreensão pública do casamento tem mudado ao longo do tempo... Muito se pensa, muito se diz, mas o legado de ser esposo tem haver com a forma com a qual sua está moldada e quais são os seus parâmetros de vida.
Como cristão, adoto a cultura do esposo segundo preceituam as Sagradas Escrituras (ou tento), haja vista serem, para mim, mais que um conjunto de belas histórias (ou estórias, como pensam alguns), são um manual de fé e conduta.
Diante de tal inspiração, a de esposo sob a égide das Sagradas Escrituras, há de se considerar que a cultura por trás da relação esposo - esposa passa pelo conhecimento do desejo de Deus para o casamento, bem como seu modelo por Ele instituído:
"E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele." Gn 2:18
Por Deus está dito que o homem precisa de uma mulher, o esposo só existe com uma esposa!
"E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." Gn 2:20-24
A mecânica de Deus: criou a esposa a partir do esposo - não diferente, igual, exceto pelo detalhe que nos faz completar, não só sexualmente, mas também no auxílio, no entendimento, na participação, formando uma só carne, com unicidade.
Deus lhes conceda entendimento!
Breve, mais sobre ser esposo!
❤️❤️